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Coordenação de Materiais e Patrimônio (CMP)

Responsável: Scheila Trevisol

Contato: (47) 3188-1700 opção 3

E-mail: patrimonio.sbs@ifc.edu.br

Atribuições:

  • Implantar, de modo padronizado, o conjunto de princípios e procedimentos destinados à gestão patrimonial, compreendendo o seu registro, tombamento, controle e movimentação;

  • Coordenar e supervisionar os serviços de recebimento, conferência, guarda e distribuição de bens permanentes no âmbito da Reitoria;

  • Efetuar a identificação patrimonial dos bens na Reitoria;

  • Extrair, conferir e encaminhar relatórios aos órgãos do planejamento, gestão e controle, comunicando as alterações no sistema patrimonial para o correspondente registro contábil;

  • Instruir processos de baixa dos bens móveis, em conformidade à legislação vigente e com base em processos administrativos devidamente instruídos;

  • Manter atualizado os Termos de Responsabilidade de uso de bens patrimoniais;

  • Realizar o balancete mensal dos materiais de consumo em estoque bem como dos bens patrimoniais e disponibilizar a contabilidade através de relatório;

  • Coordenar e supervisionar os serviços de recebimento, conferência, guarda e distribuição de bens de consumo no âmbito da Reitoria;

  • Receber e conferir os materiais recebidos e atestar as Notas Fiscais;

  • Receber, analisar e entregar os materiais de consumo solicitados pelas coordenações que integram a reitoria;

  • Estabelecer as necessidades de aquisição de material de consumo para fins de reposição de estoque, bem como solicitar sua aquisição à Coordenação de Compras;

  • Elaborar balancete mensal da movimentação de material de consumo;

  • Controlar os estoques mínimos;

  • Encaminhar à Coordenação solicitante ocorrências de entregas em desacordo com as especificações da compra;

  • Atender às solicitações de órgãos de controle no que tange a sua área de atuação;

  • Operacionalizar os sistemas de gestão internos e externos;

  • Acompanhar e controlar as atividades desenvolvidas por coordenações, cargos e/ou funções vinculadas à sua coordenação;

  • Realizar outras atividades afins e correlatas no âmbito de sua competência.

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Procedimentos:

1. Requisição de Material ao Almoxarifado

As requisições do almoxarifado são divididas conforme o organograma do Campus São Bento do Sul, ou seja, nas três diretorias existentes: Diretoria-Geral, Diretoria de Desenvolvimento de Ensino e Diretoria de Administração e Planejamento, sendo determinado por estas diretorias, 1 (um) servidor responsável, bem como seu substituto, para receber as solicitações, centralizá-las e encaminhá-las ao Almoxarifado.

É sabido que neste Campus, patrimônio e almoxarifado estão agrupados em uma única Coordenação, o que resulta em uma diversidade de atividades inerentes a gestão tanto de materiais quanto de bens permanentes, como controle dos estoques, entrada de notas fiscais, tombamento de bens, registro patrimonial, recebimento de entregas, realização de inventários, etc, sendo o atendimento de requisições apenas uma das atribuições desta Coordenação.

Doravante, as requisições de material serão encaminhadas ao Almoxarifado semanalmente, entre o período de segunda a quarta-feira, via preenchimento de formulário anexo.

O atendimento a demanda pelo Almoxarife, será feito no dia subsequente, na quinta-feira.

Período para o encaminhamento de requisições: de segunda a quarta-feira.

Período para o atendimento das requisições: quinta-feira.

E-mail para encaminhamento de requisições: patrimonio@sbs.ifc.edu.br.

Anexo 1: REQUISIÇÕES DE MATERIAL

 

2. Movimentação de Bens Patrimoniais

Toda movimentação patrimonial de bens do campus deve ser acompanhada pela Coordenação de Materiais e Patrimônio, para que sejam procedidos os devidos registros para fins de controle.

          2.1 Solicitação de Bens Patrimoniais

Ocorre quando o servidor solicita determinado bem que ainda encontra-se na Coordenação de Materiais e Patrimônio, ou seja, ainda não possui responsável. A partir da entrega deste bem ao solicitante, é emitido o Termo de Responsabilidade. A partir da assinatura deste Termo, o bem encontra-se sobre a carga patrimonial do solicitante e este torna-se responsável pela guarda/zelo do bem.

Anexo 1: FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BENS PATRIMONIAIS

         2.2 Transferência de Carga Patrimonial

Ocorre quando há a transferência do bem patrimonial que encontra-se na carga de um servidor para outro servidor, assumindo o último a responsabilidade sobre a guarda/zelo deste bem.

Anexo 1: FORMULÁRIO DE TRANSFERÊNCIA DE CARGA PATRIMONIAL

        2.3 Movimentação de Bens Entre Espaços Físicos

Ocorre quando há a transferência do bem patrimonial que encontra-se em uma determinada sala/espaço físico para outra sala/espaço físico, com ou sem Transferência de Carga Patrimonial. Caso exista também a Transferência de Carga Patrimonial, deverão ser utilizados, simultaneamente, os dois formulários, de Transferência de Carga Patrimonial e de Movimentação de Bens Entre Espaços Físicos.

Anexo 1:  FORMULÁRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE BENS ENTRE ESPAÇOS FÍSICOS

        2.4 Devolução de Bens Patrimoniais

Ocorre quando o bem não encontra-se mais útil para determinada função, porém, em condições de uso, devendo este retornar ao patrimônio, permanecendo até que seja requisitado para outra função.

Anexo 1: FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO DE BENS PATRIMONIAIS

        2.5 Movimentação de Bem para Reparo

Ocorre quando o bem apresenta necessidade de reparo, possui falhas ou danos que o impedem de desempenhar as funções para o qual foi adquirido.

Anexo 1: FORMULÁRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE BEM PARA REPARO

 

3. Recebimento de Doação de Bens de Pessoa Física ou Jurídica

Todo recebimento de Doação de Bens ao Campus, sendo esta proveniente de Pessoa Física ou Jurídica, deve ser comunicada a Coordenação de Materiais e Patrimônio. Acompanhado do bem doado, deverá ser entregue a esta Coordenação, o Termo de Doação, seguindo modelo anexo.

      3.1 Solicitamos que a Coordenação de Patrimônio seja previamente avisada sobre a possibilidade de recebimento de bens doados, pois o recebimento de bens permanentes implica em alguns fluxos de registro e tombamento, no SIGA, SIPAC e SIAFI;

          3.2 Solicitamos que todo equipamento seja testado antes de ser aceito, a fim de verificar seu perfeito funcionamento;

         3.3 O servidor responsável pelo teste deverá assinar o laudo anexo e disponibilizá-lo à Coordenação de Patrimônio.

Anexo 1: TERMO DE DOAÇÃO

Anexo 2: LAUDO DE TESTE DE FUNCIONAMENTO – BENS DOADOS