Responsável: Camila Kellner Honicky
Contato: (47) 3188-1707
E-mail: patrimonio.sbs@ifc.edu.br
A Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado subordinada à Direção de Administração e Planejamento, é responsável por:
➨Implantar, de modo padronizado, o conjunto de princípios e procedimentos destinados à gestão patrimonial, compreendendo o seu registro, tombamento, controle e movimentação;
➨Coordenar e supervisionar os serviços de recebimento, conferência, guarda e distribuição de bens permanentes no âmbito do campus;
➨Efetuar a identificação patrimonial dos bens;
➨Extrair, conferir e encaminhar relatórios, comunicando as alterações no sistema patrimonial para o correspondente registro contábil;
➨Manter atualizado os Termos de Responsabilidade de uso de bens patrimoniais;
➨Emitir os relatórios mensais de almoxarifado – RMA e o relatório de bens patrimoniais – RMB, encaminhando os mesmos à contabilidade;
➨Coordenar e supervisionar os serviços de recebimento, conferência, guarda e distribuição de bens de consumo no âmbito do campus;
➨Receber e conferir os materiais recebidos e atestar as respectivas notas fiscais, quando se tratar de bens de sua competência;
➨Receber, conferir ou solicitar a conferência pelo requisitante, e distribuir os materiais de consumo solicitados pelos setores do campus através do sistema de gestão;
➨Controlar as necessidades de aquisição de material de consumo para fins de reposição de estoque, bem como solicitar sua aquisição à Diretoria de Administração e Planejamento, mantendo o controle dos estoques mínimos;
➨Orientar os requisitantes e fiscais quanto ao correto recebimento e conferência de material, para fins de realização de ateste de nota fiscal ou pedidos de correção ao fornecedor;
➨Atender às solicitações de órgãos de controle no que tange à sua área de atuação; Operacionalizar os sistemas de gestão internos e externos;
➨Acompanhar e controlar as atividades desenvolvidas por coordenações, cargos e/ou funções vinculadas à sua coordenação;
➨Realizar outras atividades afins e correlatas no âmbito de sua competência.
Procedimentos:
ALMOXARIFADO
- Requisição de Material
Mensalmente é encaminhado via e-mail pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado a relação de itens disponíveis no Almoxarifado físico e no Almoxarifado virtual.
- 1 Requisição de Material – Almoxarifado Físico
A solicitação deverá ser realizada via Requisição no sistema SIPAC, conforme orientações abaixo.
Anexo 1: REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC
- 2 Requisição de Material – Almoxarifado Virtual
A solicitação deverá ser realizada via Memorando no sistema SIPAC, conforme instruções a seguir.
Anexo 1: REQUISIÇÃO DE MATERIAL – AVN
PATRIMÔNIO
- Bens permanentes
Os procedimentos relativos à guarda, conservação, transferência de bens permanentes no âmbito do IFC campus São Bento do Sul, devem ser realizados conforme o estabelecido na Portaria Normativa n° 01/2019 e suas alterações, conforme anexos abaixo.
Anexo 1: PORTARIA NORMATIVA N° 01/2019 – SBS
Anexo 2: RETIFICAÇÃO Nº 01/2019
Anexo 3: RETIFICAÇÃO Nº 01/2022
Anexo 4: RETIFICAÇÃO Nº 03/2025
- Movimentação de Bens Permanentes
Toda movimentação patrimonial de bens do campus deve ser acompanhada pela Coordenação de Patrimônio, para que sejam procedidos os devidos registros para fins de controle.
2.1 Transferência de Carga Patrimonial
Ocorre quando há a transferência do bem patrimonial que se encontra na carga de um servidor para outro, assumindo o último a responsabilidade sobre a guarda/zelo deste bem. Esse procedimento é realizado no SIPAC através do Chamado Patrimonial. O procedimento no SIPAC para a realização desta ação encontra-se no tutorial a seguir.
Anexo 1: ABERTURA DE CHAMADO PATRIMONIAL SIPAC
2.2 Recebimento de Bens
Após o atendimento do chamado patrimonial, ou após designação para ocupar cargo de chefia, vide Portaria Normativa n° 01/2019 – SBS, é necessário que o servidor receba a carga patrimonial de sua responsabilidade, conforme procedimento SIPAC descrito no tutorial abaixo.
Anexo 1: RECEBIMENTO DE BENS NO SIPAC
3 Declaração Negativa de Patrimônio
A Declaração Negativa de Patrimônio – DNP – será emitida pela Coordenação de Patrimônio sempre que houver designações, dispensas, aposentadoria, cessão, exoneração, afastamento e licenças superiores a 90 (noventa) dias e movimentação de pessoal, de acordo com a Portaria normativa nº 01/2018.
A DNP é emitida após a solicitação da Coordenação de Gestão de pessoas, caso o servidor possua bens em seu nome, esse deverá agendar com a Coord. de Patrimônio uma data para conferência dos bens e posteriormente será realizada a transferência da responsabilidade para outro servidor.
Anexo 1: Portaria Normativa nº 01, de 09 de janeiro de 2018
4 Transferência de bens móveis e materiais – Transferência interna, externa ou doação
A transferência de bens móveis e materiais, seja transferência interna, externa ou doação, deve ser comunicada à Coordenação de Patrimônio para que sejam realizados os trâmites conforme Portaria normativa abaixo.
Anexo 1: Portaria Normativa nº 09, de 12 de novembro de 2024